61- AS MÁGICAS ELEITORAIS DE DILMA

Editorial do jornal O Estado de S. Paulo, 19 de novembro de 2013, transcrevendo publicação da Dilma na conta do Twitter dela.

(…) “O Brasil tem uma economia sólida e por isso tem recebido investimentos externos vultuosos (sic) *, como comprova o leilão de Libra”. (…)

VULTUOSO: substantivo feminino.

Rubrica > medicina: condição ou estado do rosto quando as faces e os lábios estão vermelhos e inchados, e os olhos salientes.

VULTOSO: adjetivo.

  1. Que faz grande volume; avultado, volumoso.
  • Ex.: embarcavam cargas VULTOSAS nos navios.
  1. Muito grande, considerável.
  • Ex.: uma VULTOSA soma em dinheiro.
  1. De grande importância; considerável.
  • Ex.: VULTOSOS fatos históricos.

Portanto, a nossa ‘querida’ Presidente (e não ‘presidenta’) escorregou feio no português e no conteúdo da informação. Sim, porque para o leilão de Libra apareceu somente um consórcio, que pagou o preço mínimo exigido, e assim mesmo após a Petrobrás ter aumentado a participação dela de 30% para 40%.

Obs. Apesar de o substantivo PRESIDENTA aparecer nos dicionários, eu, particularmente, abomino esta forma. Por quê? Porque não temos um ‘PRESIDENTO’, ou um ‘ASSISTENTO‘ (A), ou ainda um ‘CONFERENTO‘ (A). Temos, isto sim, PRESIDENTE, ASSISTENTE, CONFERENTE, INTENDENTE, que valem para ambos os sexos.

É muito feminismo para o meu gosto!

*Sic: advérbio que vem do latim: Assim [Palavra que, entre parênteses ou colchetes, se intercala numa citação ou se pospõe a esta para indicar que o texto original está reproduzido exatamente, por errado ou estranho que possa parecer]. ●

Deixe um comentário