VOCÊ É UM LIBERTÁRIO?- Parte VI

Os sete hábitos dos libertários altamente eficazes-Parte VI

Jeffrey Tucker é Diretor-Editorial do American Institute for Economic Research

6. Mexa sua vida

Tão logo você se der conta de que estamos vivendo sob um esquema de planejamento central para a sua vida e sua propriedade, você já pode começar a se tornar mais criativo a respeito de encontrar alternativas. Você pode utilizar as tecnologias para descobrir uma nova abordagem para a educação. Você pode descobrir melhores caminhos para o sucesso pessoal. Você pode gerenciar melhor suas finanças sem mais cair nas armadilhas do endividamento gerado pelas políticas de expansão de crédito estimuladas pelo governo. Você pode adulterar seus aparelhos domésticos — como retirar o constritor de vazão de água do chuveiro — com o intuito de fazê-los funcionar melhor do que o permitido pelas regulamentações.

A maneira como os grupos de interesse lobistas atuaram para aumentar o poder do governo foi encontrando novas maneiras de impor seus princípios à vida pública. Os ambientalistas se tornaram mestres nessa abordagem. Eles conseguiram construir toda uma liturgia para nossas vidas, na qual temos de reciclar, andar de bicicleta, separar o lixo, tomar banhos curtos e coisas afins — pouco importa que tais coisas não façam nada pelo meio ambiente. O objetivo é personalizar a questão política (que é o oposto do princípio da esquerda de politizar o pessoal).

Nós libertários podemos humanizar a questão política descobrindo novas maneiras de driblar o planejamento central. Estas medidas são imensamente importantes porque tornam a liberdade algo real em nossas vidas. Não é apenas uma abstração o que temos em nossas mentes; uma vaga esperança de algum mundo que pode ou não existir no futuro. As oportunidades de viver em liberdade estão totalmente à nossa volta. Precisamos apenas de olhos para enxergá-la e coragem para agir.

Antes de Ayn Rand escrever A REVOLTA DE ATLAS ela sabia que não bastava apenas escrever um romance sobre uma ordem social em decadência por causa da mão de ferro de um governo corrupto. Ela precisava de personagens que se sentiam compelidos a, e com autonomia para, fazer algo a respeito. Ela acabou criando uma história épica sobre toda uma geração de empreendedores que se mudam em definitivo para o vale de “Galt’s Gulch” para construir ali um mundo melhor. O plano de ação dessas personagens, como apresentado no livro, vem influenciando libertários por meio século.

Não, isso não significa que nós libertários temos de fazer o mesmo. Significa apenas que temos de buscar maneiras de viver e de inovar sem a permissão da classe dominante, abraçando a liberdade, gostem nossos senhores ou não. […]

Deixe um comentário